Camuflagem de Estrias e Cicatriz – Tatuagem Estética Reparadora

CICATRIZ CESARIANA - O CUIDADO COMECA AGORA

A cicatriz cesariana afeta a autoestima de milhares de mulheres, principalmente após os primeiros meses de vida do bebê

Afinal, com tantas preocupações, é comum que você não se preocupe com isso após o parto.

Porém, com o desenvolvimento dos pequenos e até por querer voltar a ter o corpo de antes, diversos fatores vêm à tona. 

Justamente por isso, é importante conhecer o que influencia nessa cicatriz, quais são as possibilidades de tratamento, bem como os cuidados essenciais que você deve ter. Confira!

A cicatriz da cesárea sempre aparece?

A princípio, todos os procedimentos cirúrgicos podem causar algum tipo de cicatriz. Sendo que a extensão dessa marca e suas particularidades são específicas de cada quadro.

Neste aspecto, uma cicatriz aparece sempre que a pele produz um tecido diferente. Geralmente, isso acontece quando as fibras do tecido sofrem uma ruptura.

Por exemplo, se você cair e ralar o joelho ou cortar a ponta do dedo com a face, aquele tecido foi rompido, em cada caso, de formas diferentes. Entretanto, em todo caso, o organismo começa um processo de restauração (para criar um novo tecido).

cicatriz da cesaria

Ao fazer isso, o machucado “sara” e os tecidos mais internos não ficam mais expostos. Mas isso pode causar uma cicatriz, ainda que nenhum procedimento cirúrgico tenha sido realizado.

Frequentemente, pequenos cortes e ralados deixam uma cicatriz esbranquiçada, linhas ou mesmo uma pequena alteração na pele. 

Já em casos mais extensos, como uma cirurgia, a cicatriz pode ter tecido fibroso, deixando a pele em relevo.

Retomando, a cesárea sempre deixa uma cicatriz. Mas, geralmente hoje em dia, é uma linha que destoa do tom natural da sua pele, com relevo nas bordas e que pode ficar mais funda ou sobressaltada.

cicatriz cesariana

Quando a marca incomoda?

Muitas mulheres dizem não se importar com a cicatriz cesariana. Já que mesmo uma calcinha pequena ou o biquíni conseguem cobrir essa marca.

Por outro lado, outras começam tratamentos estéticos logo após o parto, com cremes e pomadas, na tentativa de prevenção.

Assim, cada caso é único e cada mulher deve considerar seus sentimentos, percepções e sensações diante do futuro, marca e até das expectativas.

Em regra, a marca sempre prevalece. Mas pode ficar mais leve ou não. Os fatores que influenciam nessa cicatriz incluem idade, elasticidade da pele, cuidados pré e pós-operatório, complicações, etc. 

cicatriz de cesarea hipertrofica

Existem pessoas com uma alta capacidade de recuperação, mas outras que, mesmo com o mínimo corte, resultam em queloides.

E é justamente aqui que entra a cicatriz de cesárea hipertrófica. Ou seja, aquela marca com aspecto mais rígido, áspero e com eritema (com limites nas bordas da cicatriz).

É importante fazer a diferença entre uma cicatriz de cesárea hipertrófica e uma queloide. Você ficaria surpresa pela quantidade de pacientes nossas que vem achando que tem uma queloide, mas que na verdade acabam tendo realidade uma cicatriz de cesárea hipertrófica.


Dicas para cuidar da sua cicatriz cesariana


Os cuidados com a cicatriz cesariana começam antes do parto. Isso porque, muitas outras marcas podem surgir decorrentes das alterações naturais do corpo.

Então, o ideal é começar a evitar banhos com água muito quente, usar cremes altamente funcionais, praticar atividades físicas e se alimentar bem. Com isso, você evita o sobrepeso, que pode causar estrias e uma gestação mais complicada.

tratamento cicatriz da cesarea

Ao mesmo tempo, após o parto, aguarde ao menos 24 horas para tirar o curativo. Quando o fizer, lave bem com sabonete neutro e água em abundância. Se já estiver sequinho, pode ficar sem qualquer curativo. Caso contrário, faça um novo com gaze limpa.

Assim que liberado pelo médico, inicie o cuidado com pomadas cicatrizantes, que aceleram a recuperação do tecido. Nos primeiros dias, a região fica mais sensível, então, faça isso com cuidado.

Se você tiver propensão a quelóides, o ideal é usar as fitas de silicone de compressão. Essas fitas aceleram o processo e o gel evita o desenvolvimento do quelóide, ou ajuda a reduzir seu tamanho.

Em alguns casos, pode ser recomendada injeções de corticoide. Porém, é preciso conversar com o seu médico e com o profissional, avaliando o caso.

cinta durante a gravidez

Importante

As cintas, popularmente usadas após o parto, tem como finalidade a contenção abdominal. Isso significa que vai auxiliar os músculos do abdômen a contrair, evitando a flacidez do tecido e distensão muscular.

Da mesma forma, vai te ajudar na redução dos edemas, pode contribuir com a postura e melhora a movimentação geral.

Porém, não tem efeito na cicatriz ou na cicatrização.

Inclusive, utilizar a cinta de forma incorreta pode atrapalhar o processo natural da pele. Por isso, converse com o seu obstetra!

Tatuagens na cicatriz da cesária

As tatuagens na cicatriz cesariana pode ser uma maneira de camuflar essa marca. Não à toa, é um dos principais meios escolhidos pelas mulheres na hora de esconder e mudar a imagem corporal. Aqui, existem duas alternativas:

Tattoo Normal

Muitas mulheres optam por fazer tatuagens na cicatriz da cesárea. Neste cenário, é uma forma de marcar o corpo com algo único e repleto de significado.

Decorrente da área da cicatriz, você pode escolher uma cicatriz simples e pequena, deixando alguns pontos ainda visíveis. Mas também cobrir completamente a marca.

Entre os desenhos mais escolhidos estão as penas, flores, borboletas, datas, as fases da lua e muitas outras. Inclusive, há tattoos que começam na linha da cicatriz e terminam nas costas, na região da costela e mais.

camuflagem de cicatriz de cesaria antescamuflagem de cicatriz de cesaria depois

Camuflagem

Para as mulheres que não gostam de tatuagens, tem receio de fazer, não consegue escolher um desenho ou por qualquer outro motivo, uma opção de tratamento estético é a camuflagem.

Basicamente, a camuflagem é uma tatuagem que utiliza uma tinta do tom da sua pele. Dessa forma, você não terá uma imagem no corpo, mas um aspecto mais natural, liso e uniforme.

A camuflagem de cicatriz é um procedimento interessante para diversas cicatrizes que aparecem durante a gravidez. Como as estrias. Logo, o resultado é uma pele visualmente sem marcas.

Para saber mais ou conferir os resultados que pode conseguir com esse procedimento, confira a aba do StudioMagicink.

Enfim, para saber mais sobre tatuagens na cicatriz da cesárea, hipertróficas, quelóides e camuflagem, não deixe de acompanhar a página e faça parte da comunidade do bem-estar!