Estrias durante a gravidez e estrias após o parto: O porquê

Uma dúvida comum nas mulheres é o motivo que levam as estrias durante a gravidez ou após o parto serem tão comuns. Aparecendo em praticamente todas as gestantes.

 

Justamente por isso, muitas acabam buscando maneiras de prevenir essas marcas, aliando-se ao uso de cremes e óleos comuns, a maioria de ação hidratante. Mas como você sabe, algo que nem sempre tem resultados efetivos ou a longo prazo. 

 

 

A partir disso, aqui vamos falar um pouco mais sobre o desenvolvimento dessas marcas, porque elas ocorrem e o que você pode fazer para ter uma pele mais uniforme e bonita, resgatando sua autoestima.

estrias durante a gravidez

Por que se desenvolvem estrias durante a gravidez? 

 

A princípio, vale destacar que as estrias são naturais e podem surgir em qualquer momento da vida, por diferentes fatores. Isso porque, toda a pele possui um tipo de fibra elástica. Sendo essa fibra que se desenvolve com o crescimento (crescendo), mas que também se estica quando o indivíduo ganha peso. 

 

Entretanto, a flexibilidade dessa fibra tem um limite. 

 

Uma forma fácil de entender isso é comparar a pele com um elástico de cabelo. Muitas vezes, você o estica e ele volta ao seu estado original. Mas, em alguns casos, ele acaba ficando mais largo. Isso acontece porque aquele elástico sofreu uma ruptura. 

 

Então, acontece o mesmo com a pele. 

Quando a “expansão” do tecido é altamente exagerada, a fibra se rompe, e neste caso estrias durante a gravidez podem aparecer. Com isso, não retorna ao estado original e resulta em uma cicatriz. 

 

Mas é comum dizer que isso acontece unicamente pelo ato do efeito sanfona, engordando muito em um período curto de tempo. O que realmente acontece. 

 

Por outro lado, no caso da gravidez, existem outros fatores associados ao surgimento dessas cicatrizes. Como: 

 

  • Alterações hormonais: que é completamente natural, a gestação altera a produção hormonal, deixando as fibras da pele mais frágeis; 

  • Histórico: componentes genéticos nas estrias durante a gestação, podem elevar as chances de aparecimento de estrias durante a gravidez e após; 

  • Idade: conforme apontam especialistas, gestantes com 25 anos ou menos tem menos chances de desenvolver estrias. 

 

Mais informações sobre estrias durante a gravidez 

 

Vale destacar que o surgimento de estrias está ligado a uma série de fatores distintos e importantes. 

 

Por exemplo, mulheres que já tem estrias antes da gravidez, têm maiores chances de maior quebra das fibras elásticas, assim mesmo, de ter estrias durante a gravidez ou após.

 

Ao mesmo tempo, o ganho de peso é algo natural, mas que pode ocorrer de forma excessiva na gestação (o que é um risco para essas cicatrizes). 

ganho de peso durante a graviez

Além disso, bebês que ganham muito peso rapidamente e a primeira gestação causam mais estrias que bebês de peso normal e gestações subsequentes. 

 

Estrias após o parto 

 

Não é incomum que algumas mulheres notem ou desenvolvam as estrias após o parto

 

Nesses casos, é preciso observar o que exatamente está acontecendo para entender os motivos e cuidados que podem ser tomados.

 

Dessa forma, é após o nascimento do bebê que muitas mamães realmente notam a mudança corporal. Já que, durante a gestação, o principal foco era a criança, crescimento saudável e até os sentimentos decorrentes de toda essa mudança. 

 

Já com o nascimento, a mulher começa a ver novamente o corpo como algo apenas seu, já que a criança está em seus braços. 

 

estrias apos o parto

Ao mesmo tempo, muitas mulheres ganham mais peso após o parto ou tem dificuldade para voltar ao corpo de antes. Entre as causas para isso estão as alterações hormonais (pico e queda), misto de sentimentos, dúvidas e medos, sedentarismo, complicações no parto, etc. 

 

Não é incomum que a sobrecarga de tudo o que está acontecendo e mudando, também altere a maneira como a mulher come e passa pelo dia. 

 

Portanto, muitas mulheres só percebem que desenvolveram estrias após o parto ou as cicatrizes se acentuam nesse período (principalmente com o emagrecimento). 

 

Locais mais comuns 


As estrias durante a gravidez, geralmente, aparecem nos locais de maior mudança corporal, como: 

 

  • Pernas: principalmente interior e lateral das coxas; 

  • Bumbum; 

  • Abdômen; 

  • Seios: principalmente na parte inferior e superior.

 

Também é comum que essas marcas apareçam próximo a pélvis, local onde a barriga começa a crescer com o início da gestação. Porém, isso pode variar de mulher para mulher.

estrias apos a gravidez

É possível prevenir o aparecimento de estrias durante a gravidez? 

 

Antes de mais nada: saiba que não existe um tratamento totalmente eficaz para essas cicatrizes. Ou seja, nenhum produto previne 100% das estrias.

 

Isso é importante para evitar que você se cobre por algo que não dá para evitar completamente e consiga aproveitar melhor esse período. Bem como para combater os efeitos nocivos dos comentários de terceiros. 

 

A regra é: cuide de si e do seu bebê da melhor forma que puder, usufrua desse instante único que é a gestação e tome os cuidados receitados pelo seu obstetra. 

 

Com isso em mente, existem alguns cuidados que podem te ajudar na prevenção.

Geralmente, evitam o aparecimento de algumas marcas ou que elas sejam muito extensas, melhorando o visual. Para isso, as recomendações incluem: 

 

  • Ganho de peso controlado: fique atenta a alimentação; 

  • Pratique atividades físicas regulares conforme recomendação médica; 

  • Utilize cremes hidratantes em todo o corpo, evitando que a pele fique ressecada/seca; 

  • Evite usar roupas muito apertadas; 

  • Aposte em óleos, principalmente na região do abdômen; 

  • Evite esforços desnecessários.

 Uma dica é usar cremes e óleos específicos para gestantes, com ação profunda de hidratação dos tecidos.

 

Como tratar estrias pós parto 

 

O tratamento de estrias após o parto envolve uma avaliação individual. Geralmente, é recomendado um período de espera de três meses. 

 

Isso porque, três meses depois do fim da gestação, é quando as cicatrizes se consolidam (não havendo mais alterações) e os níveis hormonais ficam mais estáveis. 

 

Em alguns casos, pode ser necessário esperar mais, conforme o tratamento que você vai fazer.

 

A camuflagem de estrias e cicatrizes, por exemplo, é um tratamento imediato que utiliza a tatuagem estética. Lembrando que as estrias devem estar brancas antes de fazer este procedimento.

estrias apos o parto em pele negra antesestrias apos o parto em pele negra resultado depois

Lembrando que não existe nenhum tratamento capaz de retirar as estrias. Ou seja, que as remove completamente da pele, como se elas nunca tivessem existido. 

 

Então, mesmo que você opte por outros métodos, que não o de camuflagem, lembre-se desse fator. Onde a aparência pode ser melhorada, mas não eliminada completamente. 

 

Para saber mais sobre a técnica e fazer parte do time de pessoas que vão mudar a vida de outras, conheça agora o curso online Fernanda Jaffre. Reserve sua vaga ou aproveite para conferir mais posts no blog.