Brancas e vermelhas: Por que estrias aparecem

As estrias brancas e vermelhas podem surgir em qualquer tom de pele e causam uma sensação visual de estranheza, fazendo com que milhares de mulheres e homens não se sintam confortáveis. Mas, por que as estrias aparecem? O que é estria branca ou vermelha? E quais são as diferenças entre as estrias vermelhas e brancas?

 

É pensando nessas questões que separamos as diferenças dessas estrias e demais questões que você precisa saber. Tanto para evitar essas cicatrizes, quanto para reparar a pele da melhor forma. Confira!

porque estrias vermelhas

Estrias vermelhas e brancas

Primeiramente, o que é estria branca ou vermelha? Essa é uma das principais questões que surgem quando pensamos nessas cicatrizes. Isso porque, mesmo que sejam extremamente comuns, muitos nem sabem como elas aparecem ou o que prejudica a pele.

Assim, as estrias, de forma geral, é uma cicatriz que acontece quando a fibra da pele se rompe. Essa fibra é responsável por sustentar e dar elasticidade ao tecido. Neste aspecto, a estria é uma lesão, que aparece sempre que essa fibra é rompida.

 

É importante destacar que as fibras são elásticas, mas possuem uma limitação.

Dessa forma, as estrias vermelhas ou de tom avermelhado (muitas em tom rosado ou roxo), significam que há uma inflamação naquele local. Ao mesmo tempo, as estrias vermelhas são iniciais, logo após o rompimento daquela fibra.

estrias vermelhas no abdomen

Por outro lado, as estrias brancas significam que a cicatriz já envelheceu, já está consolidada naquele tecido.

Logo, dizemos que a estria começa na fase vermelha (inflamatória) e depois passa para o tom branco. Lembrando que na fase vermelha, esta região afetada segue sendo vascularizada a diferença de quando ela vira branca. 

Ou seja, caso voce tiver estrias vermelhas voce ainda pode buscar soluçōes para eliminá-las completamente.

Cabe destacar que essas lesões não possuem nenhum tipo de risco para a saúde ou gravidade. Em outras palavras, não representam nenhum tipo de risco. Porém, é algo estético, que pode afetar a confiança, autoestima e liberdade.

Então, sempre que pensar o que é estria branca, considere que a reação já passou, tornando-se uma cicatriz no tecido.

estrias brancas no abdomen

Porque estrias aparecem?

Sabendo o que são estrias vermelhas e brancas, fica a dúvida de como essas marcas surgem nos tecidos. Inclusive, podem aparecer em praticamente qualquer local da pele. Mas, o mais comum, são nas coxas, abdômen, seios/peitoral e braços.

Assim, o principal motivo de aparecimento das estrias é o estiramento rápido do tecido. Ou seja, quando a pele sofre uma expansão rápida e excessiva, que faz com que a elasticidade sofra uma ruptura.

Na prática, o fator mais comum de porque estrias aparecem é o efeito sanfona ou o ganho de peso exacerbado. Nesses casos, a pele é obrigada a se expandir rapidamente e a fibra não suporta isso, gerando as cicatrizes.

As estrias vermelhas, geralmente, são marcantes pelo tom. Mas as estrias brancas se destacam não apenas pela cicatriz, mas pela alteração no relevo da pele.

Inclusive, é importante destacar alguns pontos sobre essas cicatrizes:

  • Aparece em homens e mulheres;
  • Esse rompimento pode surgir em qualquer lugar, inclusive no tecido do rosto;
  • São bastante comuns durante a gravidez, mas nem todas as gestantes as desenvolvem;
  • Algumas estrias podem ser atenuadas ao longo do tempo;
  • Pequenas cicatrizes podem desaparecer, mas isso demora anos.

Atenção:

Não existem evidências científicas de que é possível prevenir completamente o surgimento das estrias. Isso porque, vários fatores influenciam no aparecimento dessas marcas.

Desde a alteração do peso, genética, dietas restritivas, alterações no tecido, pele seca ou falta de hidratação, etc. Também existem doenças que contribuem com o aparecimento das estrias, por alterarem/prejudicarem a presença de colágeno.

Além disso, é importante ficar atento aos produtos vendidos no mercado. Afinal, existem promessas de cremes, géis e loções que prometem “acabar” com cicatrizes. Porém, é improvável que realmente funcionem. Principalmente nas brancas.

O estudo publicado na Veja mostrou que esses produtos não conseguem reparar as fibras de tecido que foram rompidas.

Estrias vermelhas e brancas: o impacto emocional

Mais importante que entender porque estrias aparecem é compreender o impacto que essas cicatrizes provocam no emocional humano.

Em suma, muitos não se importam com essas marcas e mal percebem quando uma nova estria aparece no tecido. Por outro lado, grande parte do público se incomoda e busca maneiras de escondê-las.

Nesses casos, isso causa um impacto nas emoções e na saúde psicológica. Muitas vezes, causando isolamento, causando uma baixa na autoestima e confiança, prejudicando as relações interpessoais e alterando a autoimagem.

Por exemplo, são indivíduos que deixam de ir para a praia, sair e se divertir com amigos/familiares, ficam vulneráveis a diversas situações (como críticas) e não conseguem ter liberdade, mesmo com um parceiro por quem nutre (e recebe) amor.

Em simultâneo, isso não fica restrito a uma única situação. Como ir à piscina. Mas é refletido de forma geral, em quase todos os aspectos.

Com a baixa autoestima, por exemplo, o sujeito não confia em si, passa a aceitar críticas sem motivo com baixa autoconfiança. Logo, funciona em um ciclo. Prejudicando o equilíbrio interno.

 

Porque estrias aparecem: o que fazer?

Se você tem estrias e não sabe o que fazer com essas marcas, o primeiro passo é entender o que exatamente espera e como isso influencia na sua vida.

Dessa maneira, você conseguirá ter um melhor equilíbrio emocional, entender que é algo natural e pode aparecer em qualquer tecido. Bem como evita que isso prejudique a sua autoimagem.

A partir disso, você pode procurar um tratamento eficaz, não apenas para a pele, mas para a mente.

Com a camuflagem de estrias e cicatrizes, é possível reparar esteticamente a pele através de uma tatuagem. Conforme o tom exato da sua pele. Inclusive amenizando marcas de cirurgias. 

Se tiver interesse na tatuagem estética reparadora, você terá que ter em mente que este ajuda somente com o contraste da estria e não com a textura. Ou seja, para alguns tipos de estrias, nossa técnica terá melhores resultados que outros.

Portanto, terá aquele aspecto visual de pele uniforme, reduzindo ou eliminando as estrias.

Por que as estrias coçam?

É bastante comum que as estrias vermelhas desencadeiam uma sensação de coceira. Isso ocorre porque há uma inflamação naquele local. Mas saiba que coçar não vai aumentar ou causar estria.

Inchaço, estrias e doenças

Devido à expansão da pele, o inchaço pode causar estrias. Algo bastante comum no uso de anabolizantes e/ou corticoides.

Em alguns casos, o aparecimento de estrias pode estar associado a doenças. Como a Síndrome de Cushing, que provoca picos excessivos de cortisol.

Para saber mais sobre o curso online de camuflagem de estrias, acompanhar novidades e buscar o melhor tratamento para o seu caso, conheça Fernanda Jaffre e conheça as redes sociais!