A correção de cicatriz inestética são procedimentos voltados, principalmente, para devolver a confiança e o bem-estar de pacientes que se sentem afectados com estas marcas indesejadas. Estas cicatrizes são normalmente desalinhadas com a pele. Na maioria das vezes são desconfortáveis visual e sensorialmente. Elas são frequentemente conhecidas como cicatrizes inestéticas.
Pensando nisso, separamos aqui tudo o que você precisa entender do assunto, para dar aquele primeiro passo que estava faltando na sua rotina.
Dessa maneira, você voltará a se sentir bem independentemente da situação. Garantindo assim o retorno da sua autoconfiança e trazendo toda a qualidade de vida que você buscava. Confira!
Primeiramente, vamos entender melhor o que é uma cicatriz e por que elas são tão comuns. Afinal, podem acontecer com resultado de um procedimento, como cirurgias, ou mesmo decorrente de quedas e machucados em geral.
Portanto, uma cicatriz é qualquer marca resultante de uma lesão na derme.
Assim, sempre que alguma lesão acontece no tecido, há uma ruptura. O organismo fecha esse ferimento através do colágeno, que passa por uma remodelação. Quando isso acontece, ocorre a regeneração das células daquele local.
Imagine, por exemplo, que você cortou o dedo com a ponta da faca. Mesmo sendo um corte pequeno, pode ficar uma cicatriz, devido ao rompimento da pele.
Entretanto e como voce sabe é comum que nem sempre fiquem cicatrizes ou mesmo que fique alto muito pequeno e superficial. Nesses casos, é quase imperceptível e não incomoda.
Mas, de fato, existem vários tipos de cicatrizes, sendo que alguns podem ter um aspecto de uma cicatriz inestética.
Esta se refere às rupturas na pele em que o resultado estético não é agradável. Isso pode acontecer por diversos motivos, desde uma má cicatrização, técnicas erradas de sutura ou mesmo quando há ruptura da derme é muito extensa.
Frequentemente, isso ocorre em acidentes de grande porte, como cortes profundos com vidros, acidentes automobilísticos e com queimaduras (principalmente de 2º e 3º grau).
Para finalizar, as cicatrizes podem ser de diversos tipos, sendo eles:
Normotróficas : Cicatriz com aspecto normal, sem elevação acima do nível da pele.
Hipertróficas : com aspecto mais alto e avermelhado, podendo ser desconfortáveis sensorialmente e, em alguns casos, crescem com o tempo;
Atróficas : alteram o relevo da pele, sendo mais fundas, como uma depressão no tecido;
Queloides : costumam ser maiores que as cicatrizes hipertróficas e também dolorosas, sendo comum a coceira na área.
Retraídas : como o nome sugere, tendem a repuxar o tecido e, por isso, pode afetar o movimento, comum em queimaduras;
Discrômicas : marcadas pela diferença do tom de pele, podendo ser mais claras ou escuras; Apesar que, como voce pode imaginar, algumas cicatrizes podem sem tratados e outras não.
Assim mesmo, continue lendo para descobrir em que caso voce pode fazer a camuflagem de cicatriz.
Sempre que pensamos em uma cicatriz, é natural querer apenas “se livrar” o mais rapidamente possível daquela marca.
Afinal, é uma maneira contínua de lembrar do acontecimento, algo que nem sempre é positivo. Inclusive para a saúde mental.
Portanto, a correção surge como uma possibilidade de livrar-se dessas marcas através da camuflagem de cicatriz.
É importante destacar que todo o procedimento é avaliado particularmente e cuidadosamente, para entender a condição e avaliar as possibilidades.
A partir disso, podemos traçar um caminho, considerando as expectativas do paciente, bem como os resultados que podem ser alcançados.
Em alguns casos, este tipo de correção de cicatriz não é indicado, mas em que caso?
Correção de cicatriz inestética: Não é sempre possível?
Isso costuma acontecer quando a marca precisa ser observada. Por exemplo, em casos de câncer de pele, é comum que aquela área do tecido seja removida do corpo. Quando isso acontece, a cicatriz inestética passa a existir.
Sendo assim, o problema é que, nesse tipo de caso, não é indicado nenhum procedimento em cima dessa área. Já que o profissional e o paciente precisam observar, considerando que, futuramente, pode voltar a se desenvolver.
Ou seja, camuflar essa área, não teria um resultado optimal por diversas razões. Assim se este for o seu caso, voce terá que conversar com o seu médico para ele te indicar o melhor tratamento possível.
Porém, nos demais casos, há uma série de possibilidades.
Em casos de queimaduras, por exemplo, a pele pode ficar avermelhada e destoar do tom de pele. Mesmo após todo o período de recuperação.
Consequentemente, o paciente não se sente confortável com aquela imagem. Muitos e nós casos mais graves, deixam de sair de casa por isso.
Nesses casos, a camuflagem de cicatriz inestética é uma das alternativas para solucionar essa questão. Inclusive, em muitos casos, o resultado é tão gratificante, que mal dá para lembrar que um dia a pele foi diferente.
Lembrando que isto depende muito do tamanho da cicatriz. Pois a camuflagem não proporciona resultados óptimos quando a cicatriz, especialmente uma cicatriz de queimadura, é muito grande.
Alguns outros tratamentos também são recomendados em casos de cicatriz inestética. Principalmente nos primeiros dias de recuperação, pós-acidente.
Nesses casos, e se for o seu caso, curativos compressivos , placas de silicone, cremes e pomadas, massagens e mais podem ser indicados pelo o seu médico.
Em qualquer um dos casos, a melhor alternativa é sempre conversar com o profissional que acompanha o seu caso. Para descobrir qual o melhor caminho a ser seguido.
Afinal, ele tem todas as informações sobre a sua pele. Porém, você pode buscar especialistas, para uma recuperação mais completa. Isso não significa que não ficará nenhuma cicatriz.
Entretanto, voce cuidando corretamente e com o acompanhamento correto também, é possível reduzir ao máximo aquela marca.
Sendo assim, será fácil eliminar completamente qualquer vestígio através da camuflagem de cicatriz.
A técnica de camuflagem de cicatriz envolve muito estudo, pesquisa, entendimento sobre os diferentes tipos de pele, estrutura química dos pigmentos e outros fatores relevantes.
Aqui o pigmento utilizado neste procedimento é uma tinta inorgânica. Ou seja, é uma técnica de tatuagem com foco na reparação. Justamente por isso, a combinação das tintas considera o seu exato tom de pele.
Assim mesmo, não à toa, o resultado é uma aparência mais próxima da realidade. Com a vantagem de ser definitiva.
Por isso, são recomendados alguns cuidados pós-procedimento.
Por exemplo, se este for o seu caso, voce terá evitar a exposição solar durante um mês e consumo carne de porco, usar filtro solar, não fazer tratamentos a laser na área (já que isso pode retirar o pigmento), entre outros.
Mas não se preocupe, analisamos e informamos tudo isso a você.
Sendo que a especialista Fernanda Jaffre é uma pioneira em neste meio. De fato, com anos de experiencia, ela se especializou em dermopigmentação, pigmentologia, pele e ainda colorimetria. Ela ajudou devolver o bem estar físico e mental a milhares de pessoas, graças a técnica de camuflagem de cicatriz.
Por fim, uma dica especial é conferir mais sobre o curso de correção de cicatriz exclusivo através da camuflagem.
Deste jeito, após ter conferido, você poderá também começar a mudar a sua vida e a de outras pessoas, devolvendo confiança, autoestima e liberdade. Clique aqui para saber mais!